segunda-feira, 30 de julho de 2012

AVALIAÇÃO SEQUÊNCIA CADERNO 4 ABAPORU

A Equipe Gestora e professores do 1º ao 5º ano avaliam os resultados das oficinas (ABAPORU) realizadas pelos alunos conforme orientação e acompanhamento da coordenação.
SEQUÊNCIA CADERNO 4 ABAPORULinha do tempo da história indígena no Acre”

Este Relatório tem como objetivo relatar o ocorrido nas aulas da seqüência “Linha do Tempo da historia indígena no Acre”. Na Escola Estadual Prof. Tupanir Gaudêncio da Costa, município de Tarauacá-Ac., Professora de Cativania Maria da Costa Lima, Serie: 3º ano, Turma: B, sendo iniciada no dia 10/05/2012, terminando no dia 28/06/2012. 
1ª aula
Ao iniciar a seqüência, primeiro tive uma conversa informal com os alunos sobre a  historia indígena. Fiz varias perguntas onde pude percebe que eles tinham conhecimento sobre os índios. Em seguida entreguei um texto e propus que estudassem em casa para a próxima aula.
2º aula
Comecei com a leitura do texto “Os tempos de historia indígena”, depois, junto com os alunos grifamos as partes importantes do texto. Na sequência fui  para a lousa e juntos fizemos um resumo. Onde foi fácil de montar, e depois os alunos  escreveram no caderno. Ao término pedi que eles levassem o texto para casa para fazerem uma leitura sobre os outros trechos.
 
3ª aula
    Dividir a turma em 5 grupos cada grupo ficou com um trecho do texto: O tempo da antiguidade, o tempo das malocas, o tempo das correrias, o tempo do cativeiro e o tempo dos direitos. Sugeri que cada grupo fizesse a leitura do seu trecho, solicitei que juntos grifassem a parte importante. Ao observa cada grupo pude percebe que tinha grupo marcando apenas palavras soltas, já outros  marcaram as frases corretas. Passei em cada grupo orientando no resumo e nos grupos que os alunos estavam marcando palavras soltas expliquei para eles novamente retornando o primeiro resumo que fizemos juntos, posso diz que eles melhoraram no seu resumo.
4ªaula Retomamos ao resumo momento em que cada grupo finalizou o seu trabalho em seguida aconteceu apresentação.Os alunos realizaram  a leitura e trocaram de resumo, onde cada grupo copiou  o resumo do outro. Teve grupo que não queria entregar o seu resumo porque achavam que estavam errados, ao conversar bastante com eles perceberam que cada trecho tinha suas partes importantes por isso estavam todos corretos, sem contar que eu olhei cada resumo e todos estavam ótimos.

 Professora Maria Senhora

Registro Reflexível
De acordo com o solicitado pela formadora da Abaporu, professora Célia sobre propostas para Ensinar a Estudar e Ler Melhor. Ficou como tarefa aos cursistas que estavam atuando em sala de aula, realizar uma seqüência de atividade do caderno quatro, fazendo registro visual ou escrito das possíveis dificuldades encontradas pelos alunos. Eu, professora Maria Senhora, junto á coordenação escolhi desenvolver com minha turma do 3° ano a seqüência “Linha do Tempo da história Indígena no Acre”, após algumas modificações.
Trabalhei cinco aulas, segui passo a passo dessa seqüência, procurei envolver todos os alunos, na realização das atividades. Foi bom trabalhar essa seqüência, pois os alunos que não estão alfabetizados também foram incluindo. Houve participação por partes de todos eles.

Iniciei as atividades com uma conversa informal sobre a seqüência de atividades que trabalharíamos durante alguns dias. Organizei os alunos em grupos de quatro, disponibilizei para os mesmos o texto. “Linha do Tempo da história Indígena no Acre” para a realização de uma leitura. Trabalhamos primeiro a introdução do texto, solicitei que lessem e fossem grifando as partes principais, para depois no coletivo, fazer um resumo das partes grifadas, ao terminar de grifar, eles foram ditando e eu escrevendo no quadro, depois sugeri que todos copiassem em seu caderno  para ficarem com o conteúdo.
Professora Antomia Sales- 4º ano acompanhando os grupos.

Professora Leide 5º ano explicando aos grupos a dimanica do trabalho.
  Professora Graciela 2º ano e seus alunos
        Na leitura dos textos e a retomada dos mesmos alguns alunos participavam com interesse dizendo o que entenderam repetindo palavras para que assim pudéssemos fazer o registro da compreensão do texto com aquilo que realmente os alunos haviam entendido. Porém, outros alunos ficavam apenas observando sem muito envolvimento para dizer as palavras já outros despertou interesse em saber mais informação utilizamos também o mapa para a localização do estado do Acre e outros locais citados.            O estudo foi valido pelo sentido de ter conhecimento, porém para alguns alunos isso não fez nenhuma importância porque existem algumas informações transmitidas pelos pais que se sobre saem as do texto prevalecendo com maior intensidade informações equivocadas ou destorcidas.         O texto apresenta também em sua estrutura e desenvolvimento as algumas dificuldades para os alunos entenderem, pois algumas informações abstratas ou muito distante. Acredito que o estudo auxiliou a esclarecer e a despertar interesse dos alunos e professores para buscar mais subsídios para esclarecer as dúvidas do texto.
Profª Graciela Aparecida Garbin do Ó

 Professora Conceição-1º ano realizando sequencia com seus alunos


 Professora Terezinha Morais 1º ano aplicando atividade para seus alunos

Professora Simone 2º ano e seus alunos
alunos do 5º ano realizando leitura
                  Durante a execução das atividades alguns alunos tiveram dificuldades em identificar as partes mas relevantes do texto,circulavam palavras,isso ocorreu apenas na introdução,mas devido as explicações e o resumo que foi feito no coletivo eles entenderam a proposta.                   É importante salientar que os objetivos da sequência de atividades:Linha do tempo da história indígena no Acre foram alcançados,porque promoveram momentos prazerosos de  leitura e troca de conhecimentos.        Professora: Francineide S. Nobre 
   
        Após a exposição e o relato das atividades da sequência desenvolvidas pelos alunos. A coordenação se reuniu com as professoras para avaliar os trabalhos realizados em sala de aula sendo apontado os pontos positivos, pontos negativos e sugestões para a próxima sequência a ser aplicada. Os resultados foram muito bons, os alunos conseguiram realizar a sequência conforme o planejado, apenas alguns alunos mostraram dificuldade, mas era o esperado.  As professoras ficaram entusiasmadas e prontas para iniciar a nova sequência.
Tarauacá-Acre/ julho de 2012
Coordenadora Pedagógica Profª. Lucinete da Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONHEÇA A HISTÓRIA E A EQUIPE GESTORA DA ESCOLA ESTADUAL TUPANIR GAUDÊNCIO - 2018

A Escola Estadual Tupanir Gaudêncio da Costa localizada no Bairro Triângulo, fundada em Tarauacá há 42 anos, atende em 2018, 524 aluno...