quinta-feira, 21 de julho de 2011

Nosso breve histórico

Tupanir Gaudêncio da Costa

LOCALIZAÇÃO: A Escola de Ensino Fundamental Professor Tupanir Gaudêncio da Costa, está localizada à Rua Dr. Sansão Gomes, 705, Triângulo, Tarauacá-Acre. 

FUNDAÇÃO: É uma unidade de ensino mantida pela Secretaria de Estado de Educação do Estado do Acre, foi fundada pelo Decreto nº 051, de 27 de Abril de 1976 e Diário Oficial do Estado nº 1.912 de 28 de Abril de 1976. sua inauguração oficial aconteceu no dia 24 de Abril de 1.977, pelo então prefeito Dr. Ênnio Ayres Ferreira e pelo Governador Prof. Geraldo Gurgel de Mesquita. 

ORIGEM DO NOME: O nome da Escola, “Professor Tupanir Gaudencio da Costa, em homenagem a memória do Prof. Tupanir G. da Costa, um exemplar homem publico nas funções que exerceu no município de Tarauacá: Tupanir foi Prefeito,  Inspetor de Ensino, Delegado de Policia,  Diretor de Escolas e Professor Regente. 

PRIMEIRAS DIRETORAS: Sua primeira diretora foi a Professora Raimunda El Shawa, assumindo o cargo em primeiro de março de 1979. Em 1980, Raimunda Aragão Mendonça, em 1983,  Ieda Farias Oliveira e Em 1984, foi nomeada pela SEE a Professora Maria da Conceição Damasceno Oliveira, que dirigiu a escola por um período de 12 anos.


HISTÓRIA RECENTE: Na década de 1990 com o aumento da clientela e com objetivo de acompanhar o alunos que avançavam de series foram formadas novas turmas implantando os anos finais do Ensino Fundamental ( 5ª a 8ª série), e com isso veio a ampliação e reforma do prédio escolar. Ainda no mandato da professora Maria Conceição Damasceno Oliveira foi Criando a Unidade Executora, Conselho Escolar “Professora Raimunda Lima de Aragão Mendonça”, em homenageando a memória da 3ª Diretora na historia da escola. 

Em 1997 foi eleita pelo voto direto a Professora Maria Verônica Meleiros para exercer o período de 1997 a 2000. No ano de 1997 foi implantado na escola o programa de política de descentralização e gerenciamento dos recursos adotada pelo governo federal, o PDE veio com o objetivo de fortalecer os princípios democráticos e a gestão participativa da escola publica com autonomia. 

Em 2001 assumiu a direção da escola a Profª Lucinete da Rocha Melo, eleita através do voto direto, na qual, juntamente, com o apoio do Prefeito fez uma passarela beneficiando as festividades da escola. Em 2002 a escola passou por uma reforma e a construção de uma quadra de esporte. 

Em 2003 foi nomeada diretora, pelo Conselho Escolar, a Professora Maria de Fátima Reginaldo de Farias e vice-diretora a Professora Raimunda da Rocha Silva. Nesse mesmo ano a escola foi credenciada através do Decreto nº 8.721 de 01/10/2003 do governador Jorge Viana 

Em 2004 eleito por voto direto o professor José Valtamir de Lima que gerenciou a escola por quatro anos. 

Em Fevereiro de 2008 assumiu a direção da escola a então professora Raimunda da Rocha Silva, eleita pelo voto direto, através de uma eleição envolvendo toda a comunidade escolar. Após eleição a diretora formou a atual Equipe Gestora, que gerenciara a escola por um mandato de quatro anos formada pelas Diretora Raimunda da Rocha Silva; Coordenadora de Ensino Maria de Fátima Reginaldo Farias, Coordenadora administrativa Maria Creusa Medeiros dos Santos e coordenadora de turno: Lucinete da Rocha Melo e Francisco das Chagas Gomes de Figueiredo Filho, Presidente do Conselho Escolar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONHEÇA A HISTÓRIA E A EQUIPE GESTORA DA ESCOLA ESTADUAL TUPANIR GAUDÊNCIO - 2018

A Escola Estadual Tupanir Gaudêncio da Costa localizada no Bairro Triângulo, fundada em Tarauacá há 42 anos, atende em 2018, 524 aluno...