ESTADO DO
ACRE
SECRETARIA
DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
ESCOLA DE
ENSINO FUNDAMENTAL PROF. TUPANIR GAUDENCIO DA COSTA
PLANEJAMENTO GERAL COM FUNCIONÁRIOS E
PROFESSORES/2013
DATA: 04/03/2013 -
Segunda-feira
HORÁRIO: 18h30min.
OBJETIVOS: -
Trabalhar com todos os servidores desta Unidade de Ensino o planejamento do ano
letivo, visando garantir que a escola possa oferecer a seus alunos um ensino de
qualidade;
- Definir
os objetivos a serem alcançados, as ações que serão desenvolvidas e os recursos necessários para que a ação se
realize;
-
Atualizar Projeto Político Pedagógico.
PAUTA:
v
Acolhida;
Vídeo
v
Apresentar
grupo de trabalho;
v
Missão
e valores do PDE;
v
Metas
do PDE para 2013:
ü Elevar IDEB
anos inicias de 5,2 para 6,0;
ü Elevar IDEB
anos finais de 4,4 para 5,0;
ü Aumentar ou manter índice de aprovação dos alunos com padrão de
qualidade (72,6%) e aprovação geral
(98,5%);
ü Aumentar ou manter índice de frequência dos alunos (95,7%);
v Medidas estruturantes da SEE;
v Compromissos:
ü Pontualidade, assiduidade, saída da sala em horário de
aula;
v Funcionário não será liberado no horário de trabalho para
compromisso em outra escola;
v Presença frequente do
coordenador em sala de aula (observação de aulas);
v Celular no silencioso e
atender fora da sala de aula;
v Negociar horário somente
com autorização da equipe gestora;
v Professor resolver os
conflitos na sala de aula e chamar os
pais somente após esgotar todos os procedimentos que a escola considerar
necessário;
v Respeitar os colegas;
v Evitar roupas curtas e
transparentes;
v Convite para pais passar
pela equipe gestora;
v Material antes de ser impresso passar pela
coordenação;
v Não sair da sala de aula
para pegar material, solicitar com antecedência;
v Avaliações e atividades
– trazer para imprimir com 24 horas de antecedência;
v Escola reformada – não
usar fita adesiva nas paredes;
v Campanha para encapar
livros;
v Prof. Reginaldo –
responsável pelo Programa Mais
Educação (rádio escolar, fanfarra,
capoeira, esporte, informática, letramento, apoio pedagógico matemática) – destacar projeto de música desenvolvido
pelo Reginaldo;
v Estudo do Regimento
Interno - normas de
convivência;
v Planejamento e reuniões a noite ou sábado;
v Planejamento semanal
para professores do 1º ao 5º ano e quinzenal para professores do 6º ao 9º ano.
Tarauacá-Ac.,
28 de fevereiro de 2013.
ESTADO DO ACRE
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO E ESPORTE
ESCIOLA PROF. TUPANIR GAUDÊNCIO DA COSTA
MATRIZ DE PLANEJAMENTO A COM OS PROFESSORES
1º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Data:
05 a 08/ e 15/03/2013
Local: Escola Prof. Tupanir Gaudêncio da
Costa
Carga horária: 30h
PLANEJAMENTO HORIZONTAL E VERTICAL / 2013
Orientações Gerais
§ Possibilitar aos
professores momentos de entrosamento e conhecimento da escola pelos professores
novos;
§ A implementação de
ações que possam contribuir para a qualidade do ensino e da aprendizagem;
§ Consolidação da
escola como o lócus prioritário para a formação continuada da equipe escolar.
§
Reflexão
sobre as principais ações propostas, como a institucionalização dos núcleos
horizontal e vertical como espaços de formação e planejamento dos professores,
troca de experiência e fortalecimento do trabalho coletivo.
1º. DIA DE FORMAÇÃO (05/03/2013)
PERÍODO DA TARDE
Proposta 1
Sequência de atividades
- Apresentar a
pauta de trabalho.
- Informar
que o planejamento proposto para as escolas tem como objetivo refletir
sobre a importância do planejamento conjunto entre professores de um mesmo
ano e entre professores de anos diferentes para favorecer a qualidade do
ensino e da aprendizagem dos alunos.
- Explicar
que a organização dos professores do mesmo ano (planejamento horizontal) e
de anos diferentes (planejamento vertical) tem como objetivos a prática do
planejamento, o fortalecimento do trabalho coletivo e o compartilhamento
dos saberes como parte da formação de todos, além de potencializar o
ensino nas várias áreas a favor da aprendizagem dos alunos.
PERÍODO DA
NOITE
Proposta 2–
Planejamento horizontal
Sequência de
atividades
1.
Propor
que os professores se organizem por ano que atuam (1º, 2º,3º, 4º,e 5º)
2.
Entregar
o material referente ao planejamento horizontal correspondente a cada grupo
para que realizem as atividades propostas até a elaboração do
Planejamento Anual.
2º. DIA DE FORMAÇÃO(06/03/2013)
PERÍODO DA TARDE-
-Retomar
a proposta 2.
Socializar
e finalizar o planejamento anual.
PERÍODO DA NOITE
Proposta 3 – Planejamento vertical
Sequência de atividades
- Propor que os
professores compartilhem o Planejamento Anual que fizeram com o objetivo
de analisar a seleção dos conteúdos e a continuidade do trabalho em todas
as disciplinas, preservando níveis de desafios diferentes de um ano para
outro quando o conteúdo de trabalho for o mesmo.
Devem trabalhar
juntos nesse momento:
a)
Professores
de 1º e 2º anos
b)
Professores
de 3º 4º e 5º anos
- Solicitar
que após essa tarefa os professores façam as alterações/acréscimos no
Planejamento Anual resultantes da discussão feita no grupo.
3º. DIA DE FORMAÇÃO (07/03/2013)
PERÍODOS DA TARDE –
Proposta 1 – Planejamento vertical
Sequência de atividades
- Propor
que os professores se organizem por ano que atuam (1º, 2º,3º, 4º,e 5º)
- Solicitar
que deem continuidade à tarefa referente ao planejamento horizontal,
iniciando com o planejamento bimestral e indo até o final.
IMPORTANTE:
Os
grupos de professores devem ser assessorados o tempo todo pelo coordenador
pedagógico e formador do município para tirar dúvidas, dar apoio etc.
PERÍODO DA
NOITE -
Proposta 1 – Planejamento vertical
Sequência de atividades
- Propor
que os professores compartilhem o Quadro de Gêneros Textuais que fizeram
com o objetivo de analisar a seleção dos textos e procedimentos que são
propostos em cada um deles (ouvir, ler, produzir oralmente, escrever),
para que seja garantido o trabalho com a diversidade textual.
Devem trabalhar
juntos nesse momento:
a)
Professores
de 1º e 2º anos
b)
Professores
de 3º 4º e 5º anos
- Solicitar
que após essa tarefa os professores façam as alterações/acréscimos no
Quadro de Textos resultantes da discussão feita no grupo.
4º. DIA DE
FORMAÇÃO (08/03/2013)
PERÍODOS DA TARDE –
Proposta 2 – Planejamento horizontal
Sequência de atividades
1. Propor que os
professores agrupados por ano que atuam analisem as atividades do livro
didático que adotaram (aquelas que estão relacionadas com os conteúdos do
primeiro bimestre) e indiquem as adequações/acréscimos que precisam ser feitos
considerando o planejamento bimestral que elaboraram.
Observação:
Professores de 1º e 2º anos (se não foi adotado livro didático para esses dois
anos, os professores devem planejar as atividades para trabalhar os conteúdos
indicados para o 1º bimestre)
PERÍODOS DA NOITE –
Proposta 3 – Planejamento horizontal
Sequência de atividades
1.
Propor
que os professores se organizem por ano que atuam e leiam o texto: “Avaliação a
favor da qualidade da aprendizagem de todos os alunos”.
2.
Solicitar
que indiquem 5 recomendações para o processo de avaliação considerando os itens
indicados à seguir. Usar o quadro abaixo.
·
a
natureza dos conteúdos que serão trabalhados em cada ano
·
as
características de desenvolvimento dos alunos de cada ano
·
o
tipo de instrumentos usados nas avaliações oficiais
Processo de avaliação
|
||||||||||
Recomendação
1
|
Recomendação
2
|
Recomendação
3
|
Recomendação
4
|
Recomendação
5
|
||||||
Para
que as recomendações acima possam ser concretizadas é necessário:
|
||||||||||
Que
o professor garanta
|
Que
o aluno saiba ou tenha como subsídio
|
Que
o professor garanta
|
Que
o aluno saiba ou tenha como subsídio
|
Que
o professor garanta
|
Que
o aluno saiba ou tenha como subsídio
|
Que
o professor garanta
|
Que
o aluno saiba ou tenha como subsídio
|
Que
o professor garanta
|
Que
o aluno saiba ou tenha como subsídio
|
|
1º.ano
|
||||||||||
2º.
ano
|
||||||||||
3º.
ano
|
||||||||||
4º.
ano
|
||||||||||
5º.
ano
|
3.
Solicitar
que cada grupo apresente brevemente o quadro acima.
4.
Propor
que discutam coletivamente os aspectos que tiverem dúvida ou julgarem
relevantes sobre o que foi apresentado pelos grupos.
5º. DIA DE
FORMAÇÃO (15/03/2013)
PERÍODOS DA TARDE -
Proposta 1 – Apoio pedagógico – Planejamento vertical
Sequência de atividades
- Solicitar
que os professores se organizem em grupos.
Devem trabalhar
juntos nesse momento:
a)
Professores
de 2º e 3º anos
b)
Professores
de 4º e 5º anos
- Solicitar que façam um levantamento dos
alunos que tiveram mais dificuldades em Língua Portuguesa e Matemática,
identificando o tipo de dificuldade (se possível apresentando atividades
realizadas pelos alunos ou avaliações).
- Propor que os professores elaborem o
plano de apoio pedagógico inicialmente para Língua Portuguesa (momentos
que acontecerá o apoio, horário de duração da aula de apoio, frequência na
semana, tempo de duração do apoio no primeiro bimestre, indicação de
atividades) para que o apoio seja iniciado a partir da terceira semana de
aula (período em que a avaliação diagnóstica de LP já deve estar analisada
pelos professores e essa análise servirá para confirmar quais alunos vão para
o apoio pedagógico).
- Discutir o funcionamento e
acompanhamento do apoio pedagógico. Nessa discussão o coordenador
pedagógico e formador do município devem estar juntos.
PROFESSORES DO 1º. ANO:
Os professores do 1º ano devem prosseguir na elaboração
do planejamento do 1º bimestre nesse momento.
Importante: Orientar
o coordenador pedagógico das escolas que deve ficar com uma cópia do
planejamento de cada ano para poder organizar o acompanhamento e o trabalho de
formação na escola.
PERÍODOS DA NOITE
–
Período
destinado para demandas específicas de cada escola ou para ser usado se caso as
atividades propostas para cada dia não forem finalizadas.
AVALIAÇÃO DO ENCONTRO
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