quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

I FORMAÇÃO 2014

                  

                 A preocupação com a prática docente é hoje muito comum e necessária, tanto na formação inicial como na continuada sabemos que existem várias maneiras de criar e disseminar as melhores estratégias de ensino, o grande desafio brasileiro começa em superar as deficiências da formação inicial, não basta só recrutar os professores, é  preciso mante-los sempre atualizados,como também  não é só o aluno que precisa de um bom professor para aprender,o educador  também necessita de bons formadores para fazer a diferença na sala de aula, para despertar um maior estímulo às atividades em equipe,para que juntos  elaborem, planejem e reflitam sobre suas práticas pedagógicas.Assim começamos nossa primeira formação com muito entusiasmo e na certeza de  que colheremos bons frutos neste ano que se inicia.
                                                 
                                                         Pauta

                                              GOVERNO DO ESTADO DO ACRE
                             SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO E ESPORTE
                                     ESCOLA TUPANIR GAUDÊNCIO DA COSTA


PLANEJAMENTO INICIAL - 2014
PERÍODO: 26 e 27/02 /2014
TEMPO PREVISTO: 08h
LOCAL: ESCOLA TUPANIR GAUDÊNCIO DA COSTA


Orientações Gerais
A escola Tupanir Gaudêncio pretende trabalhar o planejamento do ano de 2014 com os seguintes objetivos: fortalecer a implementação das ações de 2013 visando contribuir para a qualidade do ensino e da aprendizagem de alto nível dos alunos; e a consolidação da escola como o espaço prioritário para a formação continuada da equipe escolar, transformando a instituição em uma organização voltada para o fortalecimento do Núcleo Pedagógico: professor, aluno e conteúdo.

CONTEÚDOS

  • Retomada das medidas estruturantes da SEE -2013;
  • Leitura do texto sobre Núcleo Pedagógico – 1º capítulo do livro Rodadas Pedagógicas;
  • Planejamento do trabalho pedagógico como expressão da crença na capacidade do aluno aprender e na capacidade dos professores de ensinar (planejamento vertical e horizontal a partir das OC);
  • Análise de situações reais de sala de aula;
  • Avaliação do encontro.


RECURSOS

·         Notebook e Data Show / caixas de som
·         Extensão e adaptadores para tomadas
·         Apresentação PPT/Pauta
·         Quadro, apagador e pincel.
·         Papel A4
·         Fita adesiva
·         Papel madeira
·         Pincel permanente
·         Textos

SITUAÇÕES DE APRENDIZAGENS


Noite [4h]

[ 18:00h ] – Acolhimento: vídeo motivacional

- Apresentação da pauta e objetivo da formação. (slides)
- Combinados: 06 às 22h 1º dia e de 06 ás 22h 2º dia
- Apresentação da Equipe Gestora e professores da escola.
ATIVIDADE I
RODADAS PEDAGÓGICAS: O que são e para que servem ?
Leitura e debate sobre o assunto.

Intervalo – 20h às 20h15min


[Das 20h15min às 20h45min] Desafios para 2014 – apresentação de slide: Como alcançar uma educação de alto nível para todos os alunos?

ATIVIDADE II
[Das 20h45min às 22h] – Leitura do texto: Núcleo Pedagógico
Antes de solicitar a leitura do livro, conversar com os coordenadores sobre o livro Rodadas Pedagógicas,  de Teil (org.), que  vem ao encontro das ações da SEE para subsidiar as discussões sobre as questões relativas à sala de aula.

- Leitura do texto sobre Núcleo Pedagógico – 1º capítulo do livro Rodadas Pedagógicas. (30 min.)

- O formador dividirá os participantes em 7 grupos conforme cada princípio do Núcleo Pedagógico. Cada grupo lerá todo o texto e destacará os pontos importantes do princípio que lhe fora atribuído.

-Socialização dos princípios por um relator do grupo.

Após a socialização dos grupos o formador apresentará em slides um resumo sobre Núcleo Pedagógico a partir do - livro Rodadas Pedagógicas, fazendo uma relação com o trabalho realizado no espaço escolar.

2º noite

ATIVIDADE III
[18h às 19h30min.] – Análise de situações vivenciadas na escola.
Distribuir para os coordenadores (em grupos) registros de situações vivenciadas na escola para análise. A partir dessas discussões, cada grupo responde objetivamente (sem julgamentos) o quadro abaixo e socializará suas observações.

Situação 1
Situação 2
Situação 3
Situação 4

O que o professor faz e diz?
O que o aluno faz e diz?
Qual a tarefa/atividade?
Intervenções pedagógicas







- De posse do registro das discussões escritas em papel madeira (quadro de giz), o formador refletirá com o grupo se as ações estão adequadas, se contribuem de fato para alavancar a melhoria da qualidade da aprendizagem dos alunos. (São mobilizadoras dos conhecimentos adquiridos pelos alunos, significativas, reais?)

- Cada grupo deverá propor intervenções pedagógicas para os problemas de práticas apresentadas. O relator do grupo fará a exposição para os demais.

INTERVALO - Das 20h às 20h15min

ATIVIDADE III

[Das 20h15min às 22h] Retomada das ações de 2013 – Medidas estruturantes
Apresentar através de slide para os participantes as ações que a SEE definiu para o ano de 2013 visando à melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem nas escolas e com isso garantir a aprendizagem de todos os alunos – Medidas estruturantes.
  • Planejamento horizontal e vertical;
  • Nivelamento;
  • Projetos;

Planejamentos - Horizontal e Vertical
Retomar com os professores as discussões sobre os planejamentos - horizontal e vertical. 
  • O que caracteriza o planejamento horizontal?

  • O que caracteriza o planejamento vertical?


– Rodada de conversa
Considerando as discussões da atividade anterior, realizar uma roda de conversa com os professores a partir das seguintes questões:

- Quais capacidades nós professores precisamos desenvolver para fortalecer o Núcleo Pedagógico? Lembrete: por exemplo, ler, mediar conflito, buscar formação, interagir, apropriar-se das leis educacionais, identificar e, descrever evidências sem julgar, propor intervenções, contribuir na tematização das formações e compreender as orientações curriculares.

- Registrar no quadro as respostas dos professores.


Avaliação do Encontro.

 Referências:

ACRE. SEE. Série Cadernos de Orientações Curriculares. Caderno 4. Para formar Estudantes: Propostas para Ensinar a estudar e a ler melhor.
ACRE. SEE. Série Cadernos de Orientações Curriculares. (Ensino Fundamental – todas as áreas curriculares).
ACRE. SEE.Planejamento escolar: compromisso com a aprendizagem.See, 2009.
City, E. A. et all.Rodadas Pedagógicas. Editora  Penso:   São Paulo, 2009.
CAED. Acre. Boletins do SEAPE, 2012. (Digital)
PHILIPPE, P. As 10 Novas Competências Para Ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

MATRIZES
Matrizes das avaliações externas ( PISA, Enem, Prova Brasil e SEAPE).


                                                                                                    1º DIA 

















                                                                                  2º DIA








Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONHEÇA A HISTÓRIA E A EQUIPE GESTORA DA ESCOLA ESTADUAL TUPANIR GAUDÊNCIO - 2018

A Escola Estadual Tupanir Gaudêncio da Costa localizada no Bairro Triângulo, fundada em Tarauacá há 42 anos, atende em 2018, 524 aluno...