A preocupação com a prática
docente é hoje muito comum e necessária, tanto na formação inicial como na
continuada sabemos que existem várias maneiras de criar e disseminar as
melhores estratégias de ensino, o grande desafio brasileiro começa em superar
as deficiências da formação inicial, não basta só recrutar os professores, é preciso mante-los sempre atualizados,como
também não é só o aluno que precisa de um
bom professor para aprender,o educador também
necessita de bons formadores para fazer a diferença na sala de aula, para
despertar um maior estímulo às atividades em equipe,para que juntos elaborem, planejem e reflitam sobre suas
práticas pedagógicas.Assim começamos nossa primeira formação com muito
entusiasmo e na certeza de que
colheremos bons frutos neste ano que se inicia.
Pauta
GOVERNO DO ESTADO DO ACRE
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO E ESPORTE
ESCOLA TUPANIR GAUDÊNCIO
DA COSTA
|
PLANEJAMENTO INICIAL -
2014
|
|
PERÍODO: 26 e 27/02 /2014
|
TEMPO PREVISTO: 08h
|
LOCAL: ESCOLA TUPANIR GAUDÊNCIO DA COSTA
|
Orientações Gerais
|
A escola Tupanir
Gaudêncio pretende trabalhar o planejamento do ano de 2014 com os seguintes
objetivos: fortalecer a implementação das ações de 2013 visando contribuir para
a qualidade do ensino e da aprendizagem de alto nível dos alunos; e a consolidação
da escola como o espaço prioritário para a formação continuada da equipe
escolar, transformando a instituição em uma organização voltada para o
fortalecimento do Núcleo Pedagógico: professor, aluno e conteúdo.
CONTEÚDOS
|
- Retomada das medidas estruturantes da
SEE -2013;
- Leitura do
texto sobre Núcleo Pedagógico – 1º capítulo do livro Rodadas Pedagógicas;
- Planejamento
do trabalho pedagógico como expressão da crença na capacidade do aluno
aprender e na capacidade dos professores de ensinar (planejamento vertical
e horizontal a partir das OC);
- Análise de
situações reais de sala de aula;
- Avaliação do
encontro.
RECURSOS
|
·
Notebook e Data Show / caixas de som
·
Extensão e adaptadores para tomadas
·
Apresentação PPT/Pauta
·
Quadro, apagador e pincel.
·
Papel A4
·
Fita adesiva
·
Papel madeira
·
Pincel permanente
·
Textos
SITUAÇÕES DE APRENDIZAGENS
|
Noite [4h]
[
18:00h ] – Acolhimento: vídeo motivacional
-
Apresentação da pauta e objetivo da formação. (slides)
-
Combinados: 06 às 22h 1º dia e de 06 ás 22h 2º dia
-
Apresentação da Equipe Gestora e professores da escola.
ATIVIDADE I
RODADAS PEDAGÓGICAS: O que são e para que
servem ?
Leitura e debate sobre o assunto.
Intervalo
– 20h às 20h15min
[Das 20h15min às 20h45min] Desafios para 2014 – apresentação de
slide: Como alcançar uma educação de alto nível para todos os alunos?
ATIVIDADE II
[Das 20h45min
às 22h] – Leitura do texto: Núcleo Pedagógico
Antes de solicitar
a leitura do livro, conversar com os coordenadores sobre o livro Rodadas Pedagógicas, de Teil (org.), que vem ao encontro das ações da SEE para
subsidiar as discussões sobre as questões relativas à sala de aula.
- Leitura do texto
sobre Núcleo Pedagógico – 1º capítulo do livro Rodadas Pedagógicas. (30 min.)
- O formador
dividirá os participantes em 7 grupos conforme cada princípio do Núcleo
Pedagógico. Cada grupo lerá todo o texto e destacará os pontos importantes do
princípio que lhe fora atribuído.
-Socialização dos princípios por um relator
do grupo.
Após a socialização
dos grupos o formador apresentará em slides um resumo sobre Núcleo Pedagógico a
partir do - livro Rodadas Pedagógicas,
fazendo uma relação com o trabalho realizado no espaço escolar.
2º noite
ATIVIDADE
III
[18h às
19h30min.] – Análise de situações vivenciadas na escola.
Distribuir para os
coordenadores (em grupos) registros de situações vivenciadas na escola para
análise. A partir dessas discussões, cada grupo responde objetivamente (sem
julgamentos) o quadro abaixo e socializará suas observações.
Situação 1
Situação 2
Situação 3
Situação 4
O que o professor faz e diz?
|
O que o aluno faz
e diz?
|
Qual a
tarefa/atividade?
|
Intervenções
pedagógicas
|
- De posse do
registro das discussões escritas em papel madeira (quadro de giz), o formador
refletirá com o grupo se as ações estão adequadas, se contribuem de fato para
alavancar a melhoria da qualidade da aprendizagem dos alunos. (São
mobilizadoras dos conhecimentos adquiridos pelos alunos, significativas,
reais?)
- Cada
grupo deverá propor intervenções pedagógicas para os problemas de práticas
apresentadas. O relator do grupo fará a exposição para os demais.
INTERVALO - Das
20h às 20h15min
ATIVIDADE III
[Das 20h15min às 22h] Retomada das ações de 2013 – Medidas estruturantes
Apresentar através
de slide para os participantes as ações que a SEE definiu para o ano de 2013
visando à melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem nas
escolas e com isso garantir a aprendizagem de todos os alunos – Medidas
estruturantes.
- Planejamento
horizontal e vertical;
- Nivelamento;
- Projetos;
Planejamentos
- Horizontal e Vertical
Retomar com os professores
as discussões sobre os planejamentos - horizontal e vertical.
- O que
caracteriza o planejamento horizontal?
- O que
caracteriza o planejamento vertical?
– Rodada de
conversa
Considerando as
discussões da atividade anterior, realizar uma roda de conversa com os
professores a partir das seguintes questões:
- Quais capacidades
nós professores precisamos desenvolver para fortalecer o Núcleo Pedagógico? Lembrete: por exemplo, ler, mediar conflito, buscar formação,
interagir, apropriar-se das leis educacionais, identificar e, descrever
evidências sem julgar, propor intervenções, contribuir na tematização das
formações e compreender as orientações curriculares.
- Registrar no
quadro as respostas dos professores.
Avaliação do Encontro.
Referências:
ACRE. SEE. Série Cadernos de Orientações
Curriculares. Caderno 4. Para formar Estudantes: Propostas para Ensinar a
estudar e a ler melhor.
ACRE. SEE. Série Cadernos de Orientações
Curriculares. (Ensino Fundamental – todas as áreas curriculares).
ACRE. SEE.Planejamento escolar: compromisso
com a aprendizagem.See, 2009.
City, E. A. et all.Rodadas Pedagógicas. Editora
Penso: São Paulo, 2009.
CAED. Acre. Boletins do SEAPE, 2012. (Digital)
PHILIPPE, P. As 10 Novas Competências Para Ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.
MATRIZES
Matrizes das avaliações externas ( PISA,
Enem, Prova Brasil e SEAPE).
1º DIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário