quinta-feira, 12 de abril de 2012

2ª FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORES DO 1º AO 5º ANO

 NO DIA 27 DE MARÇO ACONTECEU A 2ª FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORES DO 1º AO 5º ANO.

RESPONSÁVEL PELA  FORMAÇÃO:
COORDENADORA PROF.ª LUCINETE DA ROCHA MELO



ESTADO DO ACRE
SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO E ESPORTE
ESCOLA PROF. TUPANIR GAUDÊNCIO DA COSTA
GESTORA PROFESSORA RAIMUNDA ROCHA

2ª FORMAÇÃO CONTINUADA COM OS PROFESSORES DO 1º AO 5ºANO

DATA: 27/03/2012
LOCAL: Escola Professor Tupanir Gaudêncio da Costa
HORÁRIO: 17h e 45min às 21h e 45min.
CARGA HORÁRIA: 4 h.
TEMA: Proposta de Atividade de Leitura e escrita

CONTEÚDOS:
  • O que é dislexia;
  • Agrupamentos produtivos;
  • Variações de atividades;
  • Seqüências contendo variações de atividades e intervenções pedagógicas.

OBJETIVOS:
  • Analisar juntamente com os professores sintomas e sinais da dislexia;
  • Orientar os professores quanto à formação de agrupamentos produtivos de acordo com os saberes dos alunos, suas características pessoas e o objetivo das atividades;
  • Subsidiar os professores quanto às variações de atividades que atendam as reais necessidades de aprendizagem dos alunos;
  • Compartilhar com os professores os saberes que possibilitem direcionar a intervenção pedagógica na realização das atividades em sala de aula.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:

  • Boas vindas;
  • Apresentação da pauta
  • Exposição dos objetivos;
  • Apresentar o filme “ Toda criança é especial“ tema dislexia;
  • Socializado informações sobre o filme;
  • Leitura do texto o que é Dislexia/sintomas  e sinais;
  • Levantamento prévio sobre o trabalho do grupo produtivo através de ficha contendo questões sobre o assunto;
  • Socialização no grupo
  • Leitura compartilhada do texto agrupamento produtiva (Delia Lerner);
  • Analise de uma apostila contendo variações de atividades;
  • Realizar a variação de atividade no grupão de um trecho da história historia do Chapeuzinho vermelho.
  • Escrever numa cartolina a escrita de um trecho da história de chapeuzinho vermelho;
  • No coletivo criar as possíveis variações de atividades e cole no painel. Observando os desafios para os grupos produtivos.
  • Sugestões de atividade por série. Sendo 1º e 2º ano sequencia com parlendas, 3º e 4º ano sequencia contos infantins e 5º ano sequencia com poemas.
COMBINADOS:
·        Elaborar rotina utilizando sequencia de atividades;
·        Plano diário conforme o combinado;
·        Registrar o desenvolvimento das atividades para ser debatida na próxima formação.

RECURSOS:
  • Apostilhas contendo seqüências de atividades;
  • Texto;
  • Data show;
  • Filme;
  • DVD;
  • Pincel;
  • Papel madeira.
BIBLIOGRAFIA
Internet : cantinhopeferidodamoh.blogsport.com
              http://www.dislexia.com.br      
              texto retidado caderno 4.Della Lenner de Zunimo & alicia Palácios de Pizani. Aprendizagem da língua        escrita,Porto Alegre. Arimed.1995.                                    
             Apostila  Regional Cachoeiro de Itapemirim:Proª. Cinthia Aparecida
             Apostila da 3ª formação continuada com professores ‘E Tempo de Aprender Profª. Raimunda Nonata Tavares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONHEÇA A HISTÓRIA E A EQUIPE GESTORA DA ESCOLA ESTADUAL TUPANIR GAUDÊNCIO - 2018

A Escola Estadual Tupanir Gaudêncio da Costa localizada no Bairro Triângulo, fundada em Tarauacá há 42 anos, atende em 2018, 524 aluno...