A Escola Estadual Tupanir Gaudêncio da Costa localizada no Bairro Triângulo, fundada em Tarauacá há 42 anos, atende em 2018, 524 alunos do 6º ao 9° e EJA, Poronga e Quero Ler, distribuídos em três turnos.
O quadro de pessoal conta com 25 professores, 21 servidores administrativos e uma equipe gestora composta de uma diretora, coordenadora de ensino, coordenadora pedagógica, coordenador administrativo e secretária geral.
O cargo de Diretora é ocupado pela Professora Maria Luzia Abreu de Souza, 40 anos, pedagoga com especialização Neuropsicopedagogia em Inclusão Social.
A Coordenação de Ensino tem a frente a professora Maria Antônia Gracilene Oliveira, 35 anos, graduada em letras e economia.
Professora Eliane Correira da Silva, 35 anos formada em letras e pedagogia, é a titular da Coordenação Pedagógica.
Na Secretaria Geral está servidora Francisca Lima Oliveira, 38 anos com formação em ensino médio.
Na Coordenação Administrativa está o professor Juliano Nascimento, 37 anos, com formação em matemática.
A Escola Tupanir Gaudêncio foi criada pelo Decreto nº 051 de 27 de Abril de 1976, publicado no Diário Oficial nº 1.912 de 28/04/1976, na administração do Prefeito Enio Ayres Ferreira sendo Governador do Estado do Acre, o professor Geraldo Gurgel de Mesquita e tendo como presidente da Republica o General Ernesto Geisel.
O nome Tupanir Gaudêncio é em homenagem a memória do Professor Tupanir Gaudêncio da Costa, homem público, que muito contribuiu para o desenvolvimento do nosso município, desempenhou com honestidade e dedicação vários cargos públicos. Ele nasceu em 1928, e muito jovem ingressou na carreira de magistério, dignificando dessa forma sua classe com trabalho e competência.
De maneira trágica, em 28/09/1971 veio falecer em um acidente de avião, no município de sena Madureira, sendo seu corpo trasladado para Tarauacá onde foi sepultado.
A escola foi construída em 1976 e inaugurada em 24 de abril de 1977, atendendo alunos de 1ª série, com uma estrutura de apenas três sala de aula, uma diretoria/secretaria e uma mini cantina. A primeira diretora foi a professora Jaciva de Souza Dourado.
Em março de 1979 foi nomeada como diretora, a professora Raimunda Soares El-Shawa, que deu segmento aos trabalhos formando uma turma de 3ª serie.
Em 1980, assumiu a direção a professora Raimunda de Aragão Mendonça. Em 1983 assumiu a a professora Ieda Farias Oliveira.
Em 1984 a 1986, a professora Maria da Conceição Damasceno Oliveira, primeiro mandato indicada e nos pleitos seguintes passou por vários processos eleitorais. Nessa gestão a escola iniciou seus primeiros passos no processo de gestão democrática do Sistema de Ensino, baseado na Lei 1.513 de 11 de novembro de 2003. Foi criado o Conselho Escolar, órgão deliberativo máximo da escola e, nesse período, a escola passou por reforma e ampliação, estendendo assim sua modalidade de ensino fundamental dos anos finais do 5ª a 8ª série.
Em 1997, a escola passa por mais um processo eleitoral sendo eleita a professora Maria Verônica Meleiro de Souza que ministrou a escola por três anos.
Em 2001 assumiu a escola a professora Lucinete da Rocha Mela, eleita pela comunidade escolar, onde deu continuidade a implantação do PDE (Plano de Trabalho da Escola) e em parceria com a SEE, construiu a primeira quadra de esporte descoberta e ainda em parceria com a prefeitura construiu uma passarela de acesso beneficiando as festividades da escola. Ainda em sua gestão em 2003 por motivos de "força maior", passou o cargo para sua vice-diretora Maria de Fátima Reginaldo Farias e nomeada pela Secretaria de Estado de Educação e a vice-diretora Raimunda da Rocha Silva, nesse período a escola foi credenciada pelo CEE através do Decreto de nº 8.721 de 01 de outubro de 2003, pelo governador Jorge Viana.
Em 2004 foi eleito o professor Jose Valtamir de Lima, que gerenciou a escola por quatro anos.
Em primeiro de Fevereiro de 2008 assumiu a escola a professora eleita pela comunidade escolar a professora Raimunda da Rocha Silva, após sua posse apresentou sua equipe de trabalho composta pela Gestora Raimunda da Rocha Silva, coordenadora de Ensino Maria de Fátima Reginaldo de Farias e a Coordenadora Administrativa Maria Creuza Medeiros dos Santos e, Coordenadora de turno a professora Lucinete da Rocha Melo, com o apoio do presidente do Conselho Escolar Professor Francisco das Chagas Gomes de Figueiredo Filho. Durante sua gestão a escola foi reformada e ampliada com quadra poliesportiva coberta, laboratório de informática, biblioteca com acervo literário de 1.783 livros entres literatura infantil, infanto juvenil, enciclopédias e livros paradidáticos, cantina, refeitório, escovódromo e áreas externas, sala de multimeios, sala de recursos do AEE e arborização externa. Uma das significativas realizações dessa equipe foi estabelecer linhas estratégicas direcionadas as suas ações voltadas para o esforço de melhorar o sistema de ensino da escola, criando a assim a 1ª Feira da Bugiganga para comprar com recurso próprio a fanfarra da escola e dando continuidade veio a implantação de alguns programa e projetos: É tempo de Aprender, Poronga, com o objetivo de reduzir a distorção idade serie e Mais educação com os Macro campos: radio escolar, fanfarra, capoeira, atleta na escola, jornal escolar, musica e dança, teatro e letramento com apoio pedagógico. Toda essa atividade está contemplada com materiais didáticos, pedagógicos e tecnológicos, salas de aula equipadas com kits tecnológicos (aparelho de DVD, televisão, datas show, notebook, retro projetor entre outros).
Em dezembro de 2011, foi reeleita novamente com aceitação de 100% do segmento dos professores e funcionários e 97,38 dos pais e alunos a diretora Raimunda da Rocha Silva. Neste segundo mandato a escola perde em óbito sua coordenadora administrativa, Maria Creuza Medeiros dos Santos, assumindo sua função a servidora Maria Irenilza de Araujo Aguiar.
Hoje a escola professor Tupanir Gaudêncio da Costa, é reconhecida pelo seu trabalho, na sua historia de vitórias como foi em 2010 e 2011 1º e 2º lugar no estado como escola de referencia no Premio de Gestão Escolar, em 2013 e 2014 destaque nos jogos escolares em referencia nacional alunos viajando pelo país em busca de sonhos, ainda em 2011 uma nova grande conquista com o trabalho de uma boa coordenação a elevação de 3.2 para 5.9 pontos no IDEB, de tornando assim a escola Tupanir como escola de referencia no município. Encerrando o mandato de 08 anos deixando seu Projeto Político Pedagógico (PPP) e o Regimento Interno aprovado para o exercício 2015/2019.
Atualmente, a Professora Marial Luzia Abreu de Souza e sua equipe gestora trabalham diariamente para dar continuidade e melhorar cada vez mais o processo de ensino aprendizagem da escola.
Assessoria de Comunicação
Núcleo de Educação
Tarauacá-Acre